29 de julho de 2009

Muito cuidado na escolha do seu médico.

OS TIPOS DE DOTÔ. Qual é o seu?

1 - Cesarista e ponto final - Ele já vai dizendo. "Vamos marcar a sua cesárea".
Esse é o menos pior. Ao menos, com esse médico, você pode escolher trocar de profissional, buscando um que vá fazer uma cesariana no caso de uma REAL necessidade. Você tem tempo pra buscar quem lhe ACOMPANHE no SEU parto, e não quem NASÇA o seu bebê, expondo você às estatísticas horripilantes de mortes maternas e neonatais SEM A MENOR NECESSIDADE. Trecho publicado na Folha de São Paulo, seção Equilíbrio, em 20 de julho de 2009: No caso de Paula Vargas, 28, o médico foi mais direto. 'Ele me disse que não fazia parto normal porque o plano de saúde pagava apenas R$ 500 pelo procedimento.' "

2 - O falso defensor - Ah, sim, eu faço PN sim, mas só se.. só se.. só se.. Ou seja, em outras palavras.. Ele foi viciado nas práticas VICIADAS dos hospitais e currículos de pediatria por esse país afora. A iminência do PN ainda lhe causa estranhamento. Esse é o PIOR tipo de médico. Ele não te dá escolha. Vais chegar no hospital com 6 cm de dilatação, ficarás assim por algumas horas, ele não vai tentar indução ou tentará muito pouco (indução não, o correto é CONDUÇÃO, pq o tp propriamente dito já começou), e tão logo.. Te colocará na faca, alegando os mil e um motivos elencados pela dra. Melania, expostos nesta mesma página, abaixo.

3 - Médicos comprometidos REALMENTE com a melhor via de nascimento para mamães e bebês (cesárea ou PN), que seguem as recomendações da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE e do Governo Federal, com o parênteses para os "procedimentos de rotina", desnecessários e condenados pela OMS, como a tricotomia e a episiotomia. Estes não são de se jogar fora não. Quando buscamos um parto normal no convênio, é o melhor tipo que encontramos, geralmente.

4 - Médicos que, além de comprometidíssimos com a melhor via de nascimento para mamães e bebês (cesárea ou PN), são adeptos da HUMANIZAÇÃO no parto, que melhora as estatísticas sobre os nascimentos no Brasil, em função de respeitar SOBREMANEIRA a mulher, o bebê, sua família e o ato do nascimento. Aceitam trabalhar com doulas, isso quando já não têm uma ao seu lado, como partícipe do procedimento! Estes - São raros, são poucos, incomuns em convênios, e há quem viaje 500 km para ter consigo esse profissional, ciente que está da sua necessidade.

(Por Mariah Araújo.)

Um comentário:

  1. Perfeito.
    Depois de um tempo fica fácil identificar cada um deles, impressionante!

    ResponderExcluir